Café e Gravidez
Atualizado: 8 de jan. de 2022
Afinal, café durante a gravidez! Pode, ou não pode?
Pode, claro que sim!
Esta costuma ser uma dúvida frequente durante a gravidez, no entanto é importante perceber que não é o café que vai fazer mal, mas sim a cafeína! Nesse sentido é preciso controlar a quantidade de cafeína ingerida.

E para isso, temos de ter noção de que a cafeína não está presente apenas no café, mas também no chocolate, no chá preto, no chá verde, nos refrigerantes, entre muitos outros alimentos e bebidas.
A ingestão de cafeína não deve exceder as 200mg, o que equivale a duas chávenas de café. Por isso, se comer um quadradinho de chocolate preto, ou beber um refrigerante (que contêm aproximadamente 50mg por porção), deve diminuir o consumo de café.
A cafeína ingerida pela mãe vai passar para o feto e este, tendo o seu organismo ainda em desenvolvimento e maturação, vai ter dificuldade em processar uma substância tão estimulante como a cafeína.
O café pode fazer parte do dia-a-dia da grávida mas, como qualquer alimento deve ser ingerido de forma controlada e consciente. Devemos controlar os excessos, mas não precisamos de restringir por completo.