Preparar o períneo para o parto

Períneo, região integrada no pavimento pélvico, é o nome que se dá ao espaço entre a vulva e o ânus.





Percebemos facilmente que pela sua localização, o períneo vai ser uma região que está sujeita a muito stress durante o trabalho de parto, podendo muitas das vezes sofrer algum tipo de lesão, como é o caso das lacerações (rasgo natural provocado pela passagem do bebé no canal vaginal).


No sentido de diminuir a tensão muscular e de prevenir lesão perineal durante o trabalho de parto, existem algumas medidas que podem ser tomadas:

· Massagem perineal: massajar o períneo com regularidade durante a gravidez (a partir da 34ª semana) vai permitir um maior relaxamento muscular, enquanto aumenta a sua consciência corporal nessa região;

· Exercícios de Kegel: vão ajudar no fortalecimento muscular;

· Alongamento da musculatura pélvica: permanecer na posição de cócoras vai ajudar nesse alongamento. Musculatura com capacidade de alongamento vai permitir uma maior liberdade de movimento no momento da passagem do bebé;

· Respiração: uma respiração calma e consciente no momento do parto vai prevenir que faça demasiada força antes do tempo, prevenindo o gasto de energia que tanto precisa e o risco de lesão. Aprender a respirar calma e tranquilamente vai ser um trabalho a incorporar durante a gravidez.

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo